O museu do Oceano e do Surf (Cité de l’Océan et du Surf) explora tanto o Surf e o Mar, como seu papel no lazer, na ciência e na tecnologia. O projeto de Steven Holl, com colaboração de Solange Fabião, é o vencedor de um concurso internacional em que participaram os escritórios de Enric Miralles/Benedetta Tagliabue, Brochet Lajus Pueyo, Bernard Tschumi e Jean-Michel Willmotte. Estará aberto ao público a partir de 25 de Junho.
A forma do edifício deriva do conceito espacial “under the sky”/“under the sea” (sob o céu/ no fundo do mar). A forma côncava de “under the sky” caracteriza o espaço exterior principal, a Praça do Oceano. A estrutura convexa da cobertura forma o espaço de exposições “under the sea”. As qualidades espaciais do edifício são experimentadas já na entrada, onde o lobby e as rampas proporcionam uma ampla vista aérea da área de exposições, a medida em que se percorre a dinâmica superfície curva, animada por imagens em movimento e luzes.
A precisa combinação entre conceito e topografia dá ao edifício um perfil único. A forma côncava da praça se estende sobre a paisagem em direção ao oceano. Com bordas ligeiramente em concha, a paisagem, uma mistura de vegetação local e de campo, é uma continuação do edifício e vai sediar festivais e eventos diários integrados às instalações do museu.
Dois volumes de vidro, que abrigam o restaurante e o quiosque do surfista, ativam o espaço central da praça e se conectam analogamente, à distância, com os dois grandes volumes da praia. Os volumes de vidro podem ser acessados pelo lobby de entrada principal, que conecta o nível da rua à cafeteria e ao quiosque do surfista, e também tem acesso independente através da praça, que funciona como um espaço de acesso principal aberto ao público.
A loja do museu está localizada no nível intermediário do espaço de exposições, com acesso direto ao lobby de entrada e ao auditório. O restaurante, de caráter mais mais intimista, e o terraço ao ar livre estão no nível superior do museu, oferecendo amplas vistas ao oceano.
Na esquina sudoeste do edifício, no nível da praça, há uma pista de skate dedicada os encontro dos surfistas e um espaço coberto, abaixo dela, que conecta ao auditório e aos espaços de exposições no interior do museu. Essa área coberta gera um espaço protegido exterior para interações, encontros e eventos.
O exterior do edifício é de concreto branco texturizado feito com agregados do sul da França. O material da praça é uma variação da pedra portuguesa assentada com grama e vegetação natural.
Informação Complementar:
- Consultoria estrutural: Betec & Vinci Construction Marseille
- Consultoria Acústica: AVEL Acoustique
- Consultoria de Iluminação: L'Observatoire International
- Consultoria HVAC: Elithis
- Construtor Geral: Faura Silva, GTM Sud-Ouest Batiment
- Engenharia de Exibições: CESMA
- Construtor de Exibições: Geroari